tn_Paul_Gert_von_Beckerath.jpg

Prof. Dr. ré. pólo. Paul Gert von Beckerath

 

nascido em 22 de janeiro de 1917 em Krefeld, morreu em 9 de fevereiro de 2009 em Brühl, era economista.

 

Pai: Paul Helmut Günther (Helmut) von Beckerath (18/4/1893 - 24/12/1960)
Mãe: Frieda von Beckerath nascida Melsbach (14/5/1892 - 13/6/1952)

 

Paul Gert primeiro frequentou uma escola secundária. Em 1935 ele começou a treinar como funcionário de banco no Deutsche Bank AG. Após um estágio na indústria têxtil, fez o Serviço de Trabalho do Reich e depois participou da Segunda Guerra Mundial como soldado antiaéreo.

 

Em 1945 ele foi feito prisioneiro, mas foi libertado após 6 meses. Ele então se matriculou imediatamente na Universidade de Bonn e começou a estudar economia, que completou em 1948 com uma licenciatura em economia. Também na Universidade de Bonn, ele recebeu seu doutorado em 1949. ré. pólo. com o tema ''A mudança na ordem econômica durante os anos 1792/1793 na França: estudo a partir dos decretos da primeira convenção nacional francesa''.

 

Em seguida, mudou-se para o Kreditanstalt für Wiederaufbau, onde trabalhou no secretariado de Hermann Josef Abs, que mais tarde se tornou Presidente do Conselho de Administração e Conselho Fiscal do Deutsche Bank AG.

 

Em 1951 iniciou uma longa e extremamente bem sucedida carreira na Bayer AG Leverkusen, primeiro como vice e depois como diretor do departamento de recursos humanos e assuntos sociais. No âmbito desta tarefa, atuou também em diversos órgãos, comitês e associações que tratam de questões de formação profissional na indústria química. Entre outras coisas, ele também foi membro do conselho da associação patronal da indústria química.

 

Por causa dessas diversas atividades, ele foi oferecido um cargo de professor na Ruhr University Bochum na área de "Recursos Humanos em Negócios". Em 1972 foi nomeado professor honorário.

 

Ele estava particularmente interessado nos métodos de liderança nos países anglo-saxões. Em 1949 passou vários meses estudando na Grã-Bretanha e em 1954 viajou para os EUA.

 

Em 2 de setembro de 1954, casou-se com Ingeborg, viúva Jacobi, née Karitzky, em Krefeld. Deste casamento vieram os dois filhos Petra Cornelia Mellinghoff (nascido em 10 de março de 1957) e Karsten Heinrich (nascido em 17 de julho de 1958).

 

Além e após suas atividades profissionais, ele se envolveu em questões de proteção de monumentos e fundou o Treuhandstiftung Schloss Türnich em memória de sua esposa Ingeborg e sua irmã Erica von Beckerath.

 

Além disso, ele também se dedicou a tarefas no departamento cultural da fábrica e na história da Bayer AG na Bayer AG. Na série "Monografias sobre a História dos Recursos Humanos" tratou de temas históricos do mundo do trabalho na Bayer AG.

 

Devido ao seu amplo compromisso social e sociopolítico, foi agraciado com o 1o prêmio da Fundação Friedrich Naumann em 1962 e a Cruz do Mérito Federal, 1a classe, em 1997.

 

Em 1977 aposentou-se. Em 9 de fevereiro de 2009, ele morreu surpreendentemente velho, mas mentalmente apto em Brühl, a cidade de sua última residência.

 

Em 28 de fevereiro de 2009, familiares, amigos e companheiros o homenagearam em um funeral na Igreja Menonita de Krefeld.

 

Publicações: